quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VISITAR A GRÉCIA NO FUTURO


VISITAR A GRÉCIA NO FUTURO

Meu amor! Vazio e solidão são palavras, ideias e sensações que em nenhum desses sentidos me assustam pessoalmente! Algo me encanta ou causa riso. A coisa mais próxima em mim da loucura é a minha estranha capacidade de rir sozinho. 


Ah e dizem fazer humor é muito mais difícil do que fazer chorar! Ah os grandes atores são os que conseguem fazer alguém rir! Viramos um celeiro de besteirol! Detesto! Detesto tanto que quando a vida me leva para um entrave desses, eu rio de um jeito ao contrário. Rio mesmo! E nem sempre aplaudo. 


Chorar pra mim é o princípio do mundo. Alguém chorou ou algo e o drama humano se fez vivo! Eu não choro por mim, não sei mais me lamentar! E Deleuze fala tão bonito do lamento e da poesia. Mas lição maior ficou com a certa altura da leitura de um livro fundamental pra minha compreensão do mundo: A maçã no escuro da Clarice Lispector. 

 
Depois de ter denunciado o homem que ela amava, a personagem decide se abrir para ele e entregar o que tinha de mais delicado, mais sensível. A triste história de sacrifícios da sua vida! E ela fala longamente e sentidamente... E aquele homem secamente - A vida não é tão séria assim! 

 
Então antes que eu me diga toda minha história antes de dormir ou quando acordo ou quando a tarde não nos diz nada eu repito : A vida não é tão séria assim! Só não entendo por que nossos pais num sentido coletivo nos obrigaram a ilusão de que poderíamos nos programar, programar o futuro, que Deus ajuda quem cedo madruga... 

 
Tem uma música do Djavan que sempre quando penso e quero alguém num possível amanhã me vem essa imagem de que seria bom visitar a Grécia no futuro. Só sei e sinto tudo! E é lindo. A Grécia nossa de onde nos encontrássemos. Tal uma Pasárgada! Meu eu grego grita guerreiro desse querer sim. Difícil sair do sonho. A dor às vezes sorri.

 
Como o poeta de régua e compasso você traça o campo a ser percorrido não como o sonho do rio, mas como o rio que sonha sua trajetória e segue o seu leito de mapa. Sei que estou fugindo. O que é certo é que a Grécia vai estar dentro de nós onde estivermos. 


Um comentário:

Aita... Fragmentos disse...

Que linda forma tem tua escrita...amei te visitar!